Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

A CAPITANIA-DONATARIA DA TERCEIRA

A CAPITANIA-DONATARIA DA TERCEIRA

Sábado, 02 Março, 20191711

Há exatos 569 anos, a 2 de março de 1450, o Infante D. Henrique doava a capitania da Terceira (na época Ilha de Jesus Cristo) a Jácome de Bruges (em flamengo Jacob van Brugge), que se tornou no primeiro Capitão-Donatário da Ilha. Era o início do povoamento da Terceira.

A PARTILHA

A PARTILHA

Sexta, 01 Março, 2019239

Há sessenta anos atrás não se conheciam. Hoje primam pelos laços de amizade e camaradagem que mantêm uns para com os outros.

POPULISMO, MENTIRA E DESINFORMAÇÃO

POPULISMO, MENTIRA E DESINFORMAÇÃO

Quinta, 28 Fevereiro, 2019288

As falsas notícias pululam pelas redes sociais tal como proliferam as teorias do “complot”, com flagrante falta de rigor e espírito crítico de quem as divulga e dos desatentos utentes que as engolem, sem qualquer questionamento sobre o seu interesse ou conveniência, consumindo produtos tóxicos para o organismo e mais ainda para o espírito.

O PS AO SERVIÇOS DOS AÇORES NA EUROPA

O PS AO SERVIÇOS DOS AÇORES NA EUROPA

Quinta, 28 Fevereiro, 2019187

O Partido Socialista é, historicamente, a força política portuguesa com maior tradição europeísta.

Foi com governos do PS, e ministros Açorianos, que Portugal solicitou a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE) e que, posteriormente formalizou a sua entrada na União.

O PARLAMENTO EUROPEU TAMBÉM DECIDE

O PARLAMENTO EUROPEU TAMBÉM DECIDE

Quinta, 28 Fevereiro, 2019151

São comuns as referências ao Parlamento Europeu como um mero órgão consultivo, como se a sua intervenção se limitasse à determinação de linhas orientadoras que apenas subsidiariam a acção da Comissão Europeia e do Conselho. Deste tipo de discurso decorre imediatamente a categorização do trabalho dos Eurodeputados como iminentemente diplomático. Nada mais errado. E perigoso!

ATÉ ONDE PODE CHEGAR O INDEPENDENTISMO CATALÃO

ATÉ ONDE PODE CHEGAR O INDEPENDENTISMO CATALÃO

Quarta, 27 Fevereiro, 2019183

Vou contar hoje uma estória que tem a ver com um fenómeno político, o independentismo, tema presente nos Açores há um bom par de anos, e hoje praticamente desaparecido.

NUMA… DE REFLEXÃO…

NUMA… DE REFLEXÃO…

Terça, 26 Fevereiro, 2019195

Dois Mil e Dezanove (2019) vai ser para o Mundo, para Portugal e para os Açores uma “Caixa de Pandora”.

Açorianos é dever de cada um de nós como ser humano libertar-nos do cárcere, da sombra e da dor de uma prisão sem barras….

HOMENS DA MÚSICA DA PRAIA

HOMENS DA MÚSICA DA PRAIA

Segunda, 25 Fevereiro, 2019198

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, nascido na Praia da Vitória, em 19 de dezembro de 1901 e falecido em Lisboa, em 20 de fevereiro de 1978, que tinha bom ouvido, mas tocava mal…