Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

NESTA HORA GRAVE

NESTA HORA GRAVE

Segunda, 25 Março, 2013980

Texto/ JR

Foto/ SB

Nesta hora grave em que Portugal se encontra privado da sua soberania, conviria lembrar, ou relembrar a atuação de Francisco Ornelas da Câmara no dia 24 de março de 1641.

 

Os vira casacas desta vida

Os vira casacas desta vida

Domingo, 24 Março, 20131021

Texto/ João Mendonça Gonçalves

 

O escrito de hoje, é um escrito diferente. É um escrito sobre as circunstâncias da vida, que conduzem uns e outros, para caminhos - jurados - nunca antes vir a atravessar. Circunstâncias da vida...

 

Francisco Borja de Garção Stockler - barão da Vila da Praia

Francisco Borja de Garção Stockler - barão da Vila da Praia

Sexta, 22 Março, 20131327

Texto e foto/ Francisco Miguel Nogueira | franciscomgl@gmail.com

Há 184 anos, a 6 de março de 1829, morria Francisco de Borja Garção Stockler, 1º e único barão da Vila da Praia, foi um político, militar e tenente-general do Exército Português. Stockler foi o 8.º Capitão-General dos Açores, Comendador da ordem de Cristo, considerado um grande administrador colonial. Foi um dos mais notáveis historiadores de Matemática, deixando uma vasta obra.

 

Almost crash: uma história feliz na Base das Lajes!

Almost crash: uma história feliz na Base das Lajes!

Sexta, 22 Março, 20133063

Texto/ Rui Marques | marques.rui@portugalmail.pt

 

Os C-141 foram durante os anos 70 e 80 do século XX um ícone nas suas passagens pela Base das Lajes. Avião de transporte militar estratégico da Força Aérea Americana (utilizado também por vários comandos táticos norte-americanos), construído pela Lockheed, voo até finais dos anos 90 tendo sido substituído pelos atuais C-17 Globemaster III.

 

O Cantinho do Psicólogo (109): «Gutta Cavat Lapidem»

O Cantinho do Psicólogo (109): «Gutta Cavat Lapidem»

Sexta, 22 Março, 2013918

Texto/ A. Pamplona* | a.pamplona@sapo.pt

Foto: R. Castro

«Gutta cavat lapidem» (i.e., a gota fura a pedra) quando cai não uma, mas várias vezes». Era assim que no início da Era Cristã através de um simples ditado se valorizava o poder das circunstâncias exteriores ao homem, e que os Portugueses traduziram, possivelmente devido ao gosto pela poesia, com o ditado «água mole em pedra dura, tanto bate até que fura».

 

A Nova "Amora Preta"

A Nova "Amora Preta"

Quinta, 21 Março, 2013864

 

Texto/ Paulo Brasil Pereira | paulo.pereira@media-9.pt

 

A BlackBerry consegue destacar-se no mercado devido à fidelidade do seu consumidor, apesar da grande concorrência e do salto tecnológico que as grandes marcas ainda não conseguiram acompanhar com elevado sucesso.

 

Uma história e um café, por favor!

Uma história e um café, por favor!

Quinta, 21 Março, 2013707

 

Texto/ Vanessa Alves Ribeiro

 

Foi em Setembro do ano passado que mudei de morada. Vivo agora numa terra nos arrabaldes de Paris. E que saudades que já me correm nas veias… A vontade que tenho, de vez em quando, de um bitoque ou de um bom bacalhau, seja à Braz, com natas ou à Gomes de Sá. Qualquer uma das 1001 formas de o preparar, parecer-me-ia muito bem. As lapas grelhadas com manteiga e alho também me têm vindo a assombrar o pensamento…

 

Produtividade (nºI)

Produtividade (nºI)

Quinta, 21 Março, 2013658

 

Texto/ Rodrigo Silva | rodrigombsilva@hotmail.com

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”, Albert Einstein

Poderia criticar o governo pela taxa de desemprego a rondar os 17% ou jovem a rondar os 40% apesar disso vou abordar os temas ao longo das minhas crónicas do ponto de vista do cidadão, do empresário e do governo sobre os mesmos temas, apontando soluções para os problemas que referir.