Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

ESCOLA VITORINO NEMÉSIO COMUNICA DE FORMA NÃO CONVENCIONAL O 25 DE ABRIL

ESCOLA VITORINO NEMÉSIO COMUNICA O "25 DE ABRIL" DE FORMA NÃO CONVENCIONAL

Sexta, 19 Abril, 20131297

Texto/ LVL

A Escola Secundária Vitorino Nemésio enviou uma nota de serviço em que em que se determinava o fim das turmas mistas e a separação por sexos no espaço escolar.

Tal não foi o espanto dos encarregados de educação e da comunidade em geral!
Sucede que, afinal tudo não passava de uma manobra forjada para criar "buzz", chamando à atenção de todos os cidadãos indignados do impacto que teve o 25 de Abril nas nossas vidas.

O Cantinho do Psicólogo: AMOR À VIDA

O Cantinho do Psicólogo: AMOR À VIDA

Segunda, 15 Abril, 20131662

Texto/ A. Pamplona | a.pamplona@sapo.pt

Foto/ X. Dourado

 

Insistimos que independentemente da forma que possa assumir, o luto é uma reacção natural, inevitável e emocional à dor, ao sofrimento e à perda, caracterizado por um vasto leque de emoções, experiências, mudanças e condições. Inicia-se com uma ou mais ausências, por faltas que se mantêm presentes, e por abandonos, como se a jangada da vida partisse, e a gente ficasse em terra.

 

A dignidade duma pessoa

A dignidade duma pessoa

Terça, 09 Abril, 2013966

 

Texto/ Caetano Tomás

Foto/ Jacob Vasconcelos

 

Nas recentes semanas, o mundo ocidental foi especialmente sensível a um acontecimento típico da Igreja Católica: a eleição do Papa Francisco. É um facto que as eleições de Papas são situações que ocorrem com relativa frequência e se tornam notáveis. Na realidade um Papa é uma personalidade que tem significado em primeiro lugar para o mundo católico, mas que acaba por projetar-se largamente no mundo ocidental.

 

CANTO DO TERESINHA -  Regresso do Pródigo

CANTO DO TERESINHA - Regresso do Pródigo

Sexta, 05 Abril, 2013807

 

Foto/ Sónia Bettencourt

Na cidade da Praia existe uma pequena rua mesmo à ilharga do Lar D. Pedro V que passa muitas vezes despercebida, a rua Mateus Álvares, um humilde cidadão que foi executado por se haver feito passar pelo desaparecido D. Sebastião.

 

Cristóvão da Silveira – o evangelizador

Cristóvão da Silveira – o evangelizador

Quarta, 03 Abril, 20131572

Texto/ Francisco Miguel Nogueira | franciscomgl@gmail.com

 

Há exatos 400 anos, a 13 de março de 1613, nascia o terceirense D. Frei Cristóvão da Silveira, religioso da ordem dos eremitas de Santo Agostinho, 12º arcebispo de Goa e Primaz do Oriente.

 

Manuel Jacques de Oliveira – O Bravo

Manuel Jacques de Oliveira – O Bravo

Quinta, 28 Março, 20131796

Texto e foto/ Francisco Miguel Nogueira | franciscomgl@gmail.com

 

Há exatos 372 anos, a 28 de março de 1641, o capitão Manuel Jaques de Oliveira, com a sua companhia de ordenanças da Ribeirinha, assaltou e conquistou o Forte de S. Sebastião, vulgo Castelinho. O capitão Manuel Jacques de Oliveira era filho de Pedro Jacques, também capitão da companhia da Ribeirinha.

 

HIGHTECH - O tão aguardado GALAXY S4

HIGHTECH - O tão aguardado GALAXY S4

Quinta, 28 Março, 20131043

Texto/ Fábio Ramalho | ramalho.fabio.09@gmail.com


É já conhecido o novo smartphone da Samsung, o sucessor do Galaxy s3 irá deliciar os amantes da marca e do sistema operativo Android, muitas novidades no Touchwiz, launcher usado pela Samsung nos aparelhos móveis.

 

CANTO DO TERESINHA

CANTO DO TERESINHA

Quinta, 28 Março, 20131011

AGRADECIMENTO

 

Os descendentes, amigos e admiradores de Francisco Ornelas da Câmara vêm, por este meio, agradecer a todas as entidades e público anónimo que se empenharam nas celebrações de mais um aniversário do acontecido em 24 de Março de 1641, um Domingo de Ramos, no adro da Matriz desta nossa então Vila da Praia da Victória, à saída da missa do dia, momento em que o senhor Capitão Francisco deu vivas a novo Rei português de Portugal.