Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

CANTO DO TERESINHA - Uma pequenina fraude

CANTO DO TERESINHA - Uma pequenina fraude

Domingo, 28 Abril, 2013884

Isto passou-se no século passado: um funcionário dos serviços de educação da nossa região, responsável pela direção duma escola, foi confrontado com um pedido dum seu amigo para a “fabricação” dum diploma de habilitações literárias. Para o funcionário, que tinha a mania que era honesto, aquele pedido configurava uma aldrabice que os seus princípios morais não permitiam que fosse atendido, para além da responsabilidade criminal envolvida.

 

HIGHTECH - Novo Portátil da Google

HIGHTECH - Novo Portátil da Google

Domingo, 28 Abril, 2013949

Texto/ Paulo Brasil Pereira | paulo.pereira@media-9.pt

 

Ah!, não sabia que, provavelmente, o seu motor de busca favorito fabricava computadores? Pois é, fabrica!

TAURINIDADE AGUALVENSE

TAURINIDADE AGUALVENSE

Quinta, 25 Abril, 20131812

Texto e Foto/ Sérgio do Nascimento

 

Na Assembleia de Freguesia da Agualva de 22 de Abril de 2013, foi aprovado e por unanimidade, por proposta da Comissão das Festas de Nossa Senhora de Guadalupe de 2013, a elevação da Taurinidade Agualvense Património Imaterial da Freguesia.

 

Pensamento Social da Igreja e algumas questões de hoje (1)

Pensamento Social da Igreja e algumas questões de hoje (1)

Quarta, 24 Abril, 20131123

Texto/ Pe. Abel Vieira

Foto/ Foto Gabriel

 

Agradeço o convite do nosso «Jornal da Praia» e sobretudo a paciência dos leitores para alguns «rabiscos» que me pedem com a regularidade possível. Desde a primeira hora senti que não podia negar-me tal cooperação como uma espécie de dever cívico de cidadania local.

 

José Júlio de Souza Pinto – naturalista

José Júlio de Souza Pinto – naturalista

Quarta, 24 Abril, 20133411

Texto e Foto/ Francisco Miguel Nogueira

 

Há exatos 74 anos, a 14 de abril de 1939, morria o artista José Júlio de Souza Pinto, um grande pintor naturalista, em Pont-Scorff, na Bretanha, em França,

Souza Pinto nasceu a 15 de Setembro de 1856, em Angra do Heroísmo, filho do magistrado Lino de Souza Pinto, originário de S. Mamede de Valongo e de Ana de Souza Loureiro, natural do Porto. Souza Pinto viveu na Terceira até aos 3 anos, indo depois para a Santa Maria, onde o seu pai foi Juiz de direito. Foi aí que, em novembro de 1861, nasceu o irmão mais novo, o também pintor Alberto de Souza Pinto.

 

CRÓNICA DE SEVILHA

CRÓNICA DE SEVILHA

Terça, 23 Abril, 20131118

Texto/ J.R.

Foto/ Sónia Bettencourt

O correspondente do Canto do Terezinha no estrangeiro conseguiu infiltrar-se num grupo excursionista de terceirenses que se deslocou à capital da Comunidade Autónoma de Sevilha e teve, assim, oportunidade de registar alguns momentos entre Domingo e Segunda feira da Feria de Abril.

 

Canto do Teresinha - FOI ÀS SORTES?

Canto do Teresinha - FOI ÀS SORTES?

Segunda, 22 Abril, 2013910

 

 

Estávamos exatamente naquela esquina do café Terezinha quando alguém informou o nome do novo Secretário de Estado da Defesa, aliás uma Secretária.

A importância da leitura e da escrita

A importância da leitura e da escrita

Sábado, 20 Abril, 20131447

Texto/ Lénia Aguiar | lenia.aguiar@live.com.pt

Desde criança, antes de aprender a ler, que tive contacto com os livros, minha mãe lia-me muitos contos ao deitar, alguns populares, outros mais modernos, desde a fantasia à aventura. Minha avó lia-me jornais todos os meses. Mais tarde li-os sozinha e aprendi muito.