Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

CRÓNICA DE SEVILHA

CRÓNICA DE SEVILHA

Terça, 23 Abril, 20131007

Texto/ J.R.

Foto/ Sónia Bettencourt

O correspondente do Canto do Terezinha no estrangeiro conseguiu infiltrar-se num grupo excursionista de terceirenses que se deslocou à capital da Comunidade Autónoma de Sevilha e teve, assim, oportunidade de registar alguns momentos entre Domingo e Segunda feira da Feria de Abril.

 

Canto do Teresinha - FOI ÀS SORTES?

Canto do Teresinha - FOI ÀS SORTES?

Segunda, 22 Abril, 2013803

 

 

Estávamos exatamente naquela esquina do café Terezinha quando alguém informou o nome do novo Secretário de Estado da Defesa, aliás uma Secretária.

A importância da leitura e da escrita

A importância da leitura e da escrita

Sábado, 20 Abril, 20131275

Texto/ Lénia Aguiar | lenia.aguiar@live.com.pt

Desde criança, antes de aprender a ler, que tive contacto com os livros, minha mãe lia-me muitos contos ao deitar, alguns populares, outros mais modernos, desde a fantasia à aventura. Minha avó lia-me jornais todos os meses. Mais tarde li-os sozinha e aprendi muito.

 

ESCOLA VITORINO NEMÉSIO COMUNICA DE FORMA NÃO CONVENCIONAL O 25 DE ABRIL

ESCOLA VITORINO NEMÉSIO COMUNICA O "25 DE ABRIL" DE FORMA NÃO CONVENCIONAL

Sexta, 19 Abril, 20131118

Texto/ LVL

A Escola Secundária Vitorino Nemésio enviou uma nota de serviço em que em que se determinava o fim das turmas mistas e a separação por sexos no espaço escolar.

Tal não foi o espanto dos encarregados de educação e da comunidade em geral!
Sucede que, afinal tudo não passava de uma manobra forjada para criar "buzz", chamando à atenção de todos os cidadãos indignados do impacto que teve o 25 de Abril nas nossas vidas.

O Cantinho do Psicólogo: AMOR À VIDA

O Cantinho do Psicólogo: AMOR À VIDA

Segunda, 15 Abril, 20131289

Texto/ A. Pamplona | a.pamplona@sapo.pt

Foto/ X. Dourado

 

Insistimos que independentemente da forma que possa assumir, o luto é uma reacção natural, inevitável e emocional à dor, ao sofrimento e à perda, caracterizado por um vasto leque de emoções, experiências, mudanças e condições. Inicia-se com uma ou mais ausências, por faltas que se mantêm presentes, e por abandonos, como se a jangada da vida partisse, e a gente ficasse em terra.

 

A dignidade duma pessoa

A dignidade duma pessoa

Terça, 09 Abril, 2013857

 

Texto/ Caetano Tomás

Foto/ Jacob Vasconcelos

 

Nas recentes semanas, o mundo ocidental foi especialmente sensível a um acontecimento típico da Igreja Católica: a eleição do Papa Francisco. É um facto que as eleições de Papas são situações que ocorrem com relativa frequência e se tornam notáveis. Na realidade um Papa é uma personalidade que tem significado em primeiro lugar para o mundo católico, mas que acaba por projetar-se largamente no mundo ocidental.

 

CANTO DO TERESINHA -  Regresso do Pródigo

CANTO DO TERESINHA - Regresso do Pródigo

Sexta, 05 Abril, 2013736

 

Foto/ Sónia Bettencourt

Na cidade da Praia existe uma pequena rua mesmo à ilharga do Lar D. Pedro V que passa muitas vezes despercebida, a rua Mateus Álvares, um humilde cidadão que foi executado por se haver feito passar pelo desaparecido D. Sebastião.

 

Cristóvão da Silveira – o evangelizador

Cristóvão da Silveira – o evangelizador

Quarta, 03 Abril, 20131459

Texto/ Francisco Miguel Nogueira | franciscomgl@gmail.com

 

Há exatos 400 anos, a 13 de março de 1613, nascia o terceirense D. Frei Cristóvão da Silveira, religioso da ordem dos eremitas de Santo Agostinho, 12º arcebispo de Goa e Primaz do Oriente.