Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

O Pensamento Social da Igreja de Paulo VI a João Paulo II (5)

O Pensamento Social da Igreja de Paulo VI a João Paulo II (5)

Segunda, 09 Setembro, 20131059

Texto/ Pe. Abel Vieira | vieirabel0649@gmail.com

 

Foi muito rico o magistério social de Paulo VI, o grande papa do pós-concílio.

«O desenvolvimento é o novo nome da paz», proclama na encíclica «Populorum Progressio» de 26-03-67, uma espécie de amplificação do capítulo sobre a vida económico-social da «Gaudium et Spes» do Concílio Vaticano II que havia terminado a 8 de Dezembro de 1965. Aponta para um «desenvolvimento integral do homem» e um «desenvolvimento solidário da humanidade», duas temáticas que estruturam como «eixos» todo o documento. Apresenta o desenvolvimento como «passagem de condições menos humanas a condições mais humanas de vida», não limitadas às dimensões económicas e técnicas mas apostadas na construção da «civilização do amor».

 

Dr. Manuel Luciano da Silva – o Português

Dr. Manuel Luciano da Silva – o Português

Quinta, 05 Setembro, 20132386

Texto/ Francisco Miguel Nogueira | franciscomgl@gmail.com

 

Há exatos 87 anos, a 5 de setembro de 1926, nascia, em Cavião, Vale de Cambra (distrito de Aveiro), o Dr. Manuel Luciano da Silva, o homem que mais divulgou a importância dos portugueses na História da Humanidade. Publicou uma extensa bibliografia sobre temas variados, sem nunca esquecer a História de Portugal. Era reconhecido internacionalmente.

 

Louvor à PSP

Louvor à PSP

Quinta, 05 Setembro, 20131595

Texto/ Luís Vieira Leal | luisvleal@gmail.com

Foto/ Sónia Bettencourt

 

Pela primeira vez a PSP zelou pela segurança dentro da tenda eletrónica - Music Resort - onde passaram os grandes grupos musicais e os dj's, durante as festas da Praia 2013.

Até este ano, cabia às equipas de segurança privada a manutenção da paz dentro do "recinto", e é comum no resto do país ver-se segurança privada a lidar com os chamados festivais de Verão (Optimus Alive, Sudoeste, NeoPop, Sumol, SBSR, Paredes de Coura ou no Milhões de Festa). Pode dizer-se que está instalada uma cultura, de norte a sul e ilhas. A polícia de segurança pública está afastada, sobretudo por decisão dos produtores dos festivais.

 

HIGHTECH: À prova de praia!

HIGHTECH: À prova de praia!

Segunda, 02 Setembro, 2013853

Texto/ Paulo Brasil Pereira | paulo.pereira@media-9.pt

 

Na continuação do artigo passado, vamos dar-lhe umas ideias de equipamentos que, dentro de alguns limites, conseguem coexistir com as suas idas à praia.

Um deles é o relógio inteligente SmartWatch2.

 

MORREU O TI PRAIANA

MORREU O TI PRAIANA

Domingo, 01 Setembro, 20131085

Era o praiense mais praiense que alguma vez nasceu e cresceu na antiga vila e agora cidade da Praia da Vitória. Tinha um orgulho desmedido em ser da Praia. Defendia-a, se preciso fosse, com a própria vida. De resto, não se cansava de dar a conhecer que o seu trisavô paterno era miliciano no forte das Chagas no dia 11 de Agosto de 1829, naquela batalha em que os praienses deram o nome de Vitória ao burgo que antes era apenas e só Praia.

 

No dia 26 de Agosto:  MUNICÍPIO ANGRENSE HOMENAGEIA JOÃO AFONSO

No dia 26 de Agosto: MUNICÍPIO ANGRENSE HOMENAGEIA JOÃO AFONSO

Terça, 20 Agosto, 2013957

Texto/ Jácome de Bruges Bettencourt

No próximo dia 26 de agosto, pelas 20h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, terá lugar uma sessão solene em que será homenageado o escritor, poeta e jornalista João Afonso.

Álvaro Monjardino vai encarregar-se do elogio do homenageado, falando da sua vida e obra notável, ao longo dos noventa anos que João Afonso completará no dia seguinte.

 

CANTO DO TERESINHA: ESTE, SIM.

CANTO DO TERESINHA: ESTE, SIM.

Segunda, 19 Agosto, 2013966

Finalmente, o governo da República conseguiu despedir o ministro que não queria sê-lo e substituiu-o por um político de carreira que queria mesmo ser ministro.

Ilustração/ http://clubedospensadores.blogspot.pt

 

Homenagem a Luís Machado Drumond, ao COFIT  e a todos os mecenas e divulgadores do nosso folclore

Homenagem a Luís Machado Drumond, ao COFIT e a todos os mecenas e divulgadores do nosso folclore

Segunda, 19 Agosto, 20131179

Texto/ António Neves Leal

Foto/ Photo Vieira -Elvino Vieira

Encerrou, dia 17 de Agosto, na Praça de Toiros da Ilha Terceira, mais uma grandiosa manifestação folclórica, nossa e do mundo, a cargo do dinâmico e persistente COFIT- Comité internacional de Folclore dos Açores. Mas para se chegar a este patamar organizativo foi preciso vencer muitos obstáculos, incompreensões e até boicotes, a começar pela própria designação do festival, como ainda bem me lembro.