Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

No dia 26 de Agosto:  MUNICÍPIO ANGRENSE HOMENAGEIA JOÃO AFONSO

No dia 26 de Agosto: MUNICÍPIO ANGRENSE HOMENAGEIA JOÃO AFONSO

Terça, 20 Agosto, 2013893

Texto/ Jácome de Bruges Bettencourt

No próximo dia 26 de agosto, pelas 20h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, terá lugar uma sessão solene em que será homenageado o escritor, poeta e jornalista João Afonso.

Álvaro Monjardino vai encarregar-se do elogio do homenageado, falando da sua vida e obra notável, ao longo dos noventa anos que João Afonso completará no dia seguinte.

 

CANTO DO TERESINHA: ESTE, SIM.

CANTO DO TERESINHA: ESTE, SIM.

Segunda, 19 Agosto, 2013889

Finalmente, o governo da República conseguiu despedir o ministro que não queria sê-lo e substituiu-o por um político de carreira que queria mesmo ser ministro.

Ilustração/ http://clubedospensadores.blogspot.pt

 

Homenagem a Luís Machado Drumond, ao COFIT  e a todos os mecenas e divulgadores do nosso folclore

Homenagem a Luís Machado Drumond, ao COFIT e a todos os mecenas e divulgadores do nosso folclore

Segunda, 19 Agosto, 20131110

Texto/ António Neves Leal

Foto/ Photo Vieira -Elvino Vieira

Encerrou, dia 17 de Agosto, na Praça de Toiros da Ilha Terceira, mais uma grandiosa manifestação folclórica, nossa e do mundo, a cargo do dinâmico e persistente COFIT- Comité internacional de Folclore dos Açores. Mas para se chegar a este patamar organizativo foi preciso vencer muitos obstáculos, incompreensões e até boicotes, a começar pela própria designação do festival, como ainda bem me lembro.

 

O Liberalismo e a Batalha do 11 de agosto de 1829

O Liberalismo e a Batalha do 11 de agosto de 1829

Sábado, 10 Agosto, 20134098

Texto e Foto/ Francisco Miguel Nogueira | franciscomgl@gmail.com

 

Há exatos 184 anos, a 11 de agosto de 1829, dava-se a batalha da Praia, que deu o nome de vitória à atual cidade terceirense e que marcou uma viragem na História de Portugal, com a 1ª vitória liberal sobre os absolutistas.

 

CANTO DO TERESINHA: AFINAL HAVIA OUTRA...

CANTO DO TERESINHA: AFINAL HAVIA OUTRA...

Domingo, 04 Agosto, 20131020

Sim, afinal havia outra nação para entrar no grupo dos PIGS.

Quando alguns países do sul da Europa e não só - Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha (em inglês – Portugal, Ireland, Greece and Spain) se viram unidos pela mesma desgraça, ou seja, uma crise provocada por andarem a viver durante anos acima das suas possibilidades, logo surgiu, a partir da sobranceria costumada de alguns países do norte da mesma Europa, a jocosa sigla PIGS que é nem mais do que a sequência da letra inicial de cada nação, sendo que o significado da palavra inglesa assim achada – PIGS – corresponde à palavra portuguesa “porcos”.

Foto/ http://maisquecomico.blogspot.pt/

 

A Cidade da Praia no contexto  das suas festas concelhias

A Cidade da Praia no contexto das suas festas concelhias

Domingo, 04 Agosto, 2013756

Texto/ Luís Vieira Leal | luisvleal@gmail.com

Foto/ Sónia Bettencourt

A chefe de redação pediu-me que escrevesse um texto sobre a cidade da Praia da Vitória no contexto das suas festas concelhias. Não investiguei sobre o tema e não o fiz porque, desde muito pequeno, vivo, à minha maneira, as nossas festas, e sinto-me com o à vontade de um filho da terra para falar sobre elas.

Não quero, no entanto, que esta minha perspetiva pessoal interfira com a tradição inerente à árdua organização das festas da cidade. Estas envolvem um enorme esforço e uma sinergia por parte de vários praienses. A elas, faço-lhes a devida vénia por terem a coragem de perpetuar o que foi criado pelos nossos pais e avós.

 

VITÓRIA

VITÓRIA

Domingo, 04 Agosto, 20131175

 

Texto/ Vanessa Alves Ribeiro | vana83@hotmail.com

Foto/ Sónia Bettencourt

 

Cara Vitória,

Estou de regresso à insularidade. E que bem sabe estar de volta!!!!

É Verão, e com ele chegaram as férias, os regressos, os turistas, os emigrantes, o sol, os chinelos, os calções, os churrascos, os mergulhos, as nossas “queridas” águas vivas, as touradas, as minis e claro, as típicas festas que animam os dias e as noites deste nosso povo.

Já se brincou ao São João e já muito vinho correu nos barris e regou umas boas sardinhadas. Entretanto, mais um mês se dobrou no calendário e já se sente o pulsar das nossas muy notáveis Festas da Praia.

 

JOÃO AFONSO: VIDA E OBRA NO SEU 9º ANIVERSÁRIO

JOÃO AFONSO: VIDA E OBRA NO SEU 9º ANIVERSÁRIO

Sábado, 03 Agosto, 20131844

Texto/ Jácome de Bruges Bettencourt

Foto/Pedro Brito do Rio (coleção particular)

João (Dias) Afonso nasceu na cidade de Angra do Heroísmo, freguesia da Sé, a 27 de agosto de 1923, filho de Joaquim Luís Afonso, comerciante e da professora do ensino primário, D. Maria da Glória Zulmira Dias Afonso. Cumpriu serviço militar obrigatório como oficial miliciano de Infantaria, sendo desmobilizado tenente no B.I.I. nº 17. Em agosto de 1997 fica viúvo de D. Rahyra Leonissa da Silva Santos Afonso que foi estimada professora da Escola do Magistério Primário de Angra do Heroísmo e foram pais da licenciada D. Maria João Santos Afonso Galvão Teles, casada com Carlos Henrique Archer Galvão Teles, funcionário superior aposentado da antiga Petrogal.