Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Na edição de 28 de Junho de 2024, Jornal da Praia entrevista Nuno Luís da Comissão da Semana Cultural dos Biscoitos de 2024

Jornal da Praia (JP) – A Semana Cultural dos Biscoitos tem vindo desde 2018 a assumir um papel de destaque no panorama festivaleiro da ilha Terceira. A que se deve este sucesso?

Nuno Luís (NL) – Devido à falta de comissões e dadas as várias festas que a freguesia tinha, em 2018 optou-se por juntar tudo numa só festa. Tentou-se então criar uma festa que fosse digna do potencial da freguesia e que pudesse unir todas as festas que aconteciam um pouco pela freguesia dos Biscoitos. Surgiu então a Semana Cultural que se tornou uma festa de sucesso.

Quanto ao sucesso das semanas culturais, julgo que o fator principal é a sua localização, o sitio onde decorre… A nível de ilha e sou suspeito, dificilmente na ilha Terceira encontramos um sitio como este. Tirando Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, o espaço em si é um dos melhores da ilha, com todas as potencialidades que oferece.

JP - …além do sucesso, a Semana Cultural serve também para divulgar o norte da ilha Terceira e em especial os Biscoitos e as suas potencialidades.

NL – A Semana Cultural é uma forma de promover a freguesia, o concelho e a ilha. Os programas contribuem para isso e o cartaz deste ano foi pensado em promover a freguesia. Este ano temos, por exemplo, vindos de São Jorge os Tributo e da ilha Graciosa os Kontrabanda e o ano passado tivemos os The Cod”, são uma forma de promover a Semana Cultural fora da ilha e tentar abranger as outras ilhas.

JP – Em todas as edições é dado um slogan à Semana Cultural. O deste ano é “Abisma-te”. O porque de “Abisma-te”?

NL – “Abisma-te” surgiu entre várias propostas para este ano… frases mais longas, outras mais curtas, mas queríamos um slogan que fosse simples e que fique.

Atendendo ao local onde se realiza a festa e o próprio logótipo, a alusão às pedras negras, ao mar da zona balnear, ao Abismo e as pessoas acharam graça. Fico então o slogan “Abismo”. Para mim é como aquela frase de Fernando Pessoas: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se.”.

JP – As Semanas Culturais dos Biscoitos tem vindo a apresentar programas diversificados destinados a todos os públicos que rumam à freguesia nesta altura. Quais as expectativas para este ano? O Que destaca do cartaz deste ano?

NL – No cartaz para este ano, temos três touradas à corda, uma vacada e uma tourada de praça, a Corrida de Toiros Ramo Grande com a despedida do cabo Manuel Pires e que se realiza no dia 19 de Julho. Esta corrida de praça da responsabilidade do Grupo de Forcados do Ramo Grande, com o apoio da nossa Comissão, tem um cartel muito, muito bom o que muito orgulha a nossa Comissão de festas. Ainda no que diz respeito a touradas, temos uma em São Pedro, uma no Caminho de São Pedro e outra na Rua Longa e a vacada na praça de Santo António.

No que diz respeito às atividades náuticas, temos uma grande diversidade atividades náuticas que passam por regatas de botes baleeiros, vela de cruzeiro, passeios de barco, snorkeling, batismos de mergulho… uma série de atividades a que os interessados podem inscrever e participar.

Temos também trilhos, caminhadas como meditação e o Norte Trail que este ano integra o cartaz da Semana Cultural, prova que tem inicio e meta aqui onde se realiza a festa e que vai trazer aos Biscoitos cerca de 120 atletas. Outra prova que teremos é o “Nadar Açores”, uma prova de natação que terá partida no Porto dos Biscoitos e meta na Fonte das Pombas, Lagadores. Praticamente, durante toda a Semana Cultural, temos atividades náuticas…

Na Comissão da Semana Cultural deste ano somos treze elementos, mas temos um décimo quatro, o Paulo Silva, o responsável pelas atividades náuticas, cargo que tem vindo a desempenhar desde a primeira edição em 2018. O Paulo Silva sem nunca ter pertencido a uma Comissão, tem sido o garante destas atividades náuticas.

Na música temos os Los Romeros, um nome que as pessoas poderão não conhecer, mas é um grupo musical que tem músicas com os Dama, lançaram recentemente uma música com Mikael Carreira. Outro nome será Kina Barreiros ou os Angrajazz que enriquecerão muito a festa.

Todos os dias temos djs a atuar. Temos a Mayara Azevedo, uma dj do Brasil vinda do continente que atuará na quarta-feira e os Cromos da Noite, uma dupla de djs habituada a dar concertos para mais de 10 mil pessoas e a animar queimas das fitas, além dos nossos djs cá da ilha Terceira que vão, certamente, criar noites muito animadas… estamos a apostar em trazer não só grupos musicais de fora, mas também cá da ilha Terceira para animar a nossa festa.

Temos de ter um cartaz apelativo que traga muitas pessoas à festa. Quisemos manter a vertente cultural da festa ao trazermos, por exemplo a Orquestra Angrajazz, os Art’Fado ou a tradicional cantoria. Tudo isto é cultura também, quisemos trazer um cartaz o mais diversificado possível.

JP – e expectativas?

NL – As nossas expectativas são altas. Acreditamos que vamos ter mais uma vez muitas pessoas durante a Semana Cultural. Lá está, o tal fator principal, o local onde se realiza a festa e o segundo fator, o tempo se ajudar, vão atrair muitas pessoas à nossa freguesia. Se tivermos bom tempo e o programa que temos para este ano, certamente vai trazer muitas pessoas aos Biscoitos.

A festa faz-se com a ajuda da população da freguesia, dos patrocinadores, das entidades oficiais que em muito contribuem para a concretização da Semana Cultural dos Biscoitos, a exemplo da logística da cedência e montagem das barracas, na logística de acompanhamento dos grupos musicais, nas várias atividades… é uma logística muito grande… estamos a fala de um orçamento que acende a cerca de 60 mil euros.

JP - …haverão novidades no formato da Semana Cultural deste ano?

NL – O formato é o mesmo. Temos um espaço de bebidas e restauração, com os djs a seguir aos concertos.

Procedemos a pequenas alterações depois de ouvirmos quem vem à festa e das tascas, mas, de um modo geral, o formato mantém-se. É uma fórmula vencedora!

JP – Qual a mensagem que quer deixar a quem pretende vir à Semana Cultural dos Biscoitos?

NL – Os Biscoitos é um dos sítios mais visitados da ilha Terceira. Vir aos Biscoitos, aproveitar o mês de Julho e se tivermos bom tempo, certamente quem vier à festa quererá voltar nos outros dias!

Entrevista: Rui Marques

Fotos: Rui Marques / Comissão de Festas Semana Cultural dos Biscoitos 2024

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante