A Praia da Vitória comemorou a 20 de junho de 2024 o seu 43º aniversário de elevação a cidade. A promulgação ocorreu a 20 de junho de 1981, após aprovação, a 05 de junho, do Decreto Regional pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A cidade já revela alguma maturidade na sua caminhada, mas com a idade vem por vezes alguns problemas de saúde que lhe afetam desde o seu interior da alma. E quem cala consente que esta cidade mesmo doente não necessita de vozes e alavancas para a levar a uma velhice com qualidade.
Neste junho em que começa a desbrochar do sono profundo de inverno, há nela cor e magia da sua baía desmaiando nos seus areais. Que podemos fazer nossa Praia para te bem dizerem e seres o efetivo berço do Ramo Grande?? Que medidas estão a ser tomadas para atrair as crianças e os jovens ao nosso concelho e em particular à cidade, cada vez mais sem vida. Recordo com a nostalgia de ser Praiense, os bailes nos clubes desportivos da Praia, as animações no passeio da marina e junto aos bares, as famosas noites de verão.
No centro da Rua de Jesus, a Casa do Benfica da Ilha Terceira comemorou o seu 30º aniversário. Recorda-se que a Casa do Benfica número 43 foi fundada a 28 de junho de 1994. Durante os meses de maio e junho, ensaiaram a Marcha da Casa do Benfica, a Rua de Jesus ouviu passos e vozes de alegria e todos/as que por ela passavam dançavam alegremente, levando na bagagem a imagem de uma cidade bem disposta!
Neste editorial quero enaltecer todos/as os/as atletas que neste concelho da Praia da Vitória conquistaram tantos méritos nesta época desportiva de 2023/2024. Não nomearei clubes e nomes para não ousar esquecer-me de um único nome. Nós Jornal da Praia gostamos de vos divulgar e estamos sempre disponíveis para receber os vossos contributos ajudando-nos na missão de criar memórias futuras para as novas gerações.
A par do desporto outros talentos musicais subiram ao palco e demonstraram que somos uma ilha de talentos por lapidar!
Que a nossa Praia seja sempre um mar de verão, repleto de barcos e vozes de reencontros. Gente que abraça e acolhe quem chega e não esquece quem cá vive todo o ano.
Viva à nossa Praia!
Carla Félix, Diretora Adjunta